quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Blog, Flogs e Vlogs como recursos educacionais

Blog, Flogs e Vlogs como recursos educacionais


Aprendi a fazer blog no curso de 40 horas no NTE de Pelotas, após ministrei também um curso para os professores da rede municipal de Piratini, orientando sobre procedimentos relativos a construção de Blog, posteriormente fiz um webblog visando criar um ambiente onde os professores pudessem encontrar subsídios sobre Letramento, Leitura e Escrita, além de postarem suas contribuições, também no módulo intermediário do Curso Mídias na Educação, foi criado o bloghttp://compartilharpedagogico.blogspot.com/ juntamente com as colegas Maria Denise e Ana Paula, a fim de divulgar o trabalho das escolas, interagir e tratar assuntos relativo a formação continuada dos professores.
Adorei fazer, achei fácil e interessante, pois percebi o potencial dessa ferramenta como aliada ao processo pedagógico.
Quanto a Vlogs, sempre recorri aos vídeos para ilustrar os encontros de formação continuada que realizei com os educadores. Assuntos como: teste piagetianos, fantoches, músicas, características das crianças da Educação Infantil, sugestões de atividades, projetos entre outros, ficaram mais interessantes e significativos devido aos vídeos que baixei dos Vlogs, pois traziam demonstrações práticas a respeito dos assuntos.
Quanto ao Flogs, raramente busquei imagens para ilustrar algumas técnicas pedagógicas que apliquei.
Percebei que apesar de utilizar o Flogs e Vlogs, eu desconhecia a terminologia correta. Fiquei contente em aprender empregá-las de forma adequada.
Durante a leitura dos textos também fui me familiarizando com outras a terminologias como: podcasts (arquivos de áudios), Blogosfer (todos os weblogs), zaptlogs, (projeto de pesquisa sobre a inserção das TEI no trabalho de educadores em comunidades de pesquisadores), etc.
Considero esses recursos tecnológicos importantíssimos para a práxis pedagógicas do educado, pois contribui para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, porque estimula as percepções visuais, auditiva, além de oportunizar o compartilhamento de textos, imagens e vídeos de maneira interativa.

2 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Teu Blog está imensamente interessante, útil e principalmente porque realizas divulgação para que teus colegas possam participar ativamente desta ferramenta tão motivadora e tão aproximadora entre educandos e educadores.
    Um feliz domingo!!!!
    Um abração da Anita

    ResponderExcluir
  2. Gostei do teu blog...ele é muito didático e está de parabéns, pois está com ótima apresentação...Bjs Caju

    ResponderExcluir